Ceará é o 2º estado com mais medalhas na Olimpíada de Professores de Matemática; conheça os vencedores

  • 13/11/2025
Professor de escola pública no Ceará é ovacionado após ganhar medalha de ouro em Olimpíada O Ceará foi destaque mais uma vez no cenário nacional da educação. Três professores da rede pública estão entre os 20 medalhistas de ouro da Olimpíada Brasileira de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMBr), fazendo do estado o segundo com mais conquistas na categoria. Os premiados são Rodolfo Soares Teixeira, da EEEP Antônio Tarcísio Aragão, em Ipu; Breno Ricardo Oliveira Marques, diretor da EEMTI Dragão do Mar; e Renato Oliveira Targino, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Fortaleza. O resultado foi divulgado no último sábado (8), durante cerimônia virtual que reuniu educadores de todo o país. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp A OPMBr, criada por ex-alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, busca valorizar práticas inovadoras e inspiradoras no ensino da disciplina. Mais de 1,2 mil professores participaram da segunda edição, passando por três etapas de avaliação: prova escrita, envio de vídeo sobre práticas pedagógicas e entrevista com especialistas, entre eles, o ex-ministro da Educação Cristovam Buarque. Como parte da premiação, os 20 medalhistas de ouro participarão, em maio de 2026, de um intercâmbio técnico e cultural em Xangai, na China, onde conhecerão o Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC Unesco), na Universidade Normal da China. Veja quantas medalhas cada estado conquistou na OPMBr 2025 👨‍🏫 Conheça os vencedores do Ceará Rodolfo Soares Teixeira – O professor Rodolfo transforma o aprendizado em experiências criativas, por meio de atividades lúdicas que aproximam os alunos da Matemática. Com 15 anos de carreira, ele lembra que o interesse pela disciplina surgiu ainda na infância, quando sua mãe impunha uma condição: só podia jogar bola depois de estudar a tabuada. “Não via como castigo, mas sim como um estímulo”, recorda. Após a divulgação do resultado, o professor foi ovacionado pelos alunos da escola. Além das aulas cotidianas, Rodolfo se dedica à preparação dos alunos para olimpíadas de Matemática. Ele também promove atividades que tornam o aprendizado mais leve e divertido, como o Dia do Pi e o Dia da Matemática. Professor de escola pública no Ceará ganha ouro em olimpíada de Matemática Felipe Dourado/Divulgação Todo dia 14 de março comemoramos o dia do PI (o símbolo matemático) com festa, bolo, parabéns e uma competição sobre as casas decimais do Pi. Também celebramos o Dia da Matemática, em 6 de maio, fazendo paródias, campeonatos de dama e xadrez. Toco violão e o uso o instrumento para tornar tudo mais leve e lúdico. Na Escola Estadual de Educação Profissional Antônio Tarcísio Aragão, onde leciona desde a fundação, em 2010, Rodolfo iniciou os treinamentos para olimpíadas logo nos primeiros anos. “Em 2012, já colhemos os primeiros resultados e, desde então, todos os anos recebemos premiações”, celebra o professor, que vê nas competições uma poderosa ferramenta de incentivo ao aprendizado e de valorização do esforço dos alunos. "Ser medalhista de ouro a nível nacional e dentro do meu estado do Ceará estar entre os três professores premiados, sendo o único do interior do Ceará, é muito relevante, não só para mim, mas para meus alunos, para minha escola, para nosso município", declara. Veja momento em que professor descobre que ganhou medalha de ouro Renato Oliveira Targino – Professor no IFCE, Renato relembra que teve dificuldades com Matemática durante a época escolar. “Segundo minha mãe, consegui superar esses desafios estudando muito”, conta. Para ele, a medalha representa o reconhecimento de um esforço coletivo. "A medalha de ouro representa o esforço de alunos, colegas e o próprio IFCE que, de alguma forma, contribuíram com ideias e experiências. Quando recebi a notícia, fiquei surpreso e emocionado. Eu sabia que havia me dedicado, mas não esperava estar entre os primeiros", afirma. Renato Oliveira Targino é professor no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Arquivo pessoal O educador faz parte de um projeto gratuito e aberto à comunidade voltado para o treinamento em olimpíadas científicas, resultado de uma parceria entre o IFCE e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), por meio dos Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Além da iniciativa, Renato busca constantemente aproximar a Matemática do cotidiano dos alunos. Em suas aulas de Probabilidade, por exemplo, ele leva cartelas da Mega-Sena para a sala de aula e propõe uma análise sobre as reais chances de ganhar. Essas experiências ajudam os alunos a perceber que a Matemática está viva — presente em jogos, decisões e fenômenos cotidianos — e que pensar matematicamente é também uma forma de compreender o mundo. Breno Ricardo Oliveira Marques – Docente da rede pública de Fortaleza, Breno descreve a conquista da medalha de ouro como “uma emoção indescritível”. O educador já havia participado da Olimpíada no ano anterior, quando recebeu a medalha de bronze. “Sabia o quanto essa competição exige não apenas conhecimento, mas também uma profunda reflexão sobre a prática pedagógica”, destaca. "Quando recebi a notícia do ouro, confesso que custei a acreditar. Foi um misto de alegria, gratidão e dever cumprido. Mais do que um prêmio individual, vejo essa conquista como o reconhecimento de um trabalho coletivo — de todos os professores e alunos que acreditam na força transformadora da educação", afirma. O professor conta que o interesse pela Matemática surgiu ainda na infância e que a vocação para o ensino foi um caminho natural. “Sempre acreditei que ensinar é a forma mais bonita de aprender, e encontrei na sala de aula o meu propósito”, afirma. Atualmente, ele coordena o projeto Base Forte, desenvolvido na EEMTI Dragão do Mar, com o objetivo de fortalecer a base matemática dos alunos. O avanço nos índices de proficiência fez o projeto ganhar destaque e levou o educador a colaborar com a Sefor 2 na criação do Material Estruturado, implementado em 2019 em várias escolas da região. O sucesso da iniciativa chamou a atenção da Secretaria da Educação, que expandiu o projeto para toda a rede pública do Ceará. Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

FONTE: https://g1.globo.com/ce/ceara/educacao/noticia/2025/11/13/ceara-e-o-2o-estado-com-mais-medalhas-na-olimpiada-de-professores-de-matematica-conheca-os-vencedores.ghtml


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