RH do crime: Polícia descobre arquivos com 'currículos' dos membros de facção criminosa
20/08/2025
(Foto: Reprodução) Criminosos enviavam ficha para cadastro em facção criminosa
A Polícia Civil do Ceará descobriu uma espécie de "setor de Recursos Humanos" dentro de uma facção criminosa cearense, que mantinha um cadastro detalhado por meio de "currículos" dos integrantes. A descoberta facilitou a identificação dos membros e levou ao cumprimento de 88 mandados de prisão, além de ações de busca e apreensão e sequestro de bens.
Thiago Salgado, delegado titular da Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas), revelou que os membros do grupo criminoso precisavam entregar uma ficha contendo foto, nome completo e função, o que ajudava a identificar os crimes para os quais estavam aptos a atuar. Nas imagens, os criminosos aparecem sorrindo e fazendo gestos da facção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
"Foi identificado ao longo da investigação que todos eles tinham uma foto com a ficha, onde dizia seu nome, o seu 'vulgo', o seu tempo no crime, quem era o seu padrinho dentro da organização criminosa, qual era a sua 'quebrada', o bairro que ele atua, que ele é responsável", relatou o delegado.
Cadastro ajudou a Polícia a identificar criminosos.
TV Verdes Mares
Operação Nocaute V
Na manhã desta quarta-feira (20), a Polícia deflagrou a Operação Nocaute V no Ceará, Piauí, Maranhão e no Distrito Federal. Foram cumpridos 88 mandados de prisão contra pessoas investigadas por integrar a organização criminosa.
Entre os mandados cumpridos, 43 foram direcionados a homens e mulheres que estavam em liberdade, enquanto outros 45 foram executados em unidades prisionais. Também foi solicitado o bloqueio de até R$ 13 milhões das contas dos investigados. Armas, munições e drogas foram apreendidas.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: